Além do Carnaval - O Uso de Penas no Cotidiano
Estamos bastante acostumados a ver penas nas passarelas do Samba, dando vida e cor aos desfiles de Carnaval. Porém, você sabia que as penas já fizeram muito parte do cotidiano das mulheres?
Há aproximadamente 200 anos, senhoras do mundo ocidental desfilavam com roupas e acessórios com penas, criando uma competição entre si em festas da Corte, juntamente com perucas altas que chamavam bastante a atenção. Anos após isso, as penas passaram a fazer parte de acessórios de cabeça, como chapéus, faixas e fascinators e leques, as quais complementavam e davam toda uma elegância ao look.
Um dos principais acessórios de penas são as estolas, sendo bastante utilizadas até os dias atuais por noivas e em comemorações diversas.
As estolas surgiram como adereço de moda no século 17 e passaram a integrar diversas tendências, como a Era Vitoriana entre 1890 e 1915. Na década de 20, foram bastante utilizadas dentro dos cabarets pelas melindrosas em conjunto com vestidos e tiaras com penas, acabando por se tornar uma marca registrada.
As estolas também foram bastante utilizadas na era do Glam Rock nos anos 70. Na década de 90, eram muito populares entre os jovens nas raves.
Atualmente, frequentemente vemos atrizes e famosas trajando roupas que possuem detalhes com penas. Em nosso cotidiano, algumas bijouterias feitas com penas ainda são encontradas frequentemente, como brincos e colares.
Entre os indígenas, o uso de penas representa poder dentro da aldeia, por exemplo o cocar de índio: quanto maior e mais penas possuir, maior a autoridade. Também os vemot utilizar as penas em roupas, adornos de cabeça e acessórios, como braçadeiras e tornozeleiras.
Mesmo que não tão populares em nossas vestimentas, as penas são altamente procuradas para sua utilização em artesanatos. As ideias para se fazer com penas são inúmeras, como arranjos com flores, flores de penas, decoração de festas, brinquedos para gatos - penas são muito populares entre os felinos -, convites e diversos outros itens a qual a imaginação permitir.
Também encontramos as penas em adereços e decorações de festas, como boás de pescoço, chapéus de bruxa, trajes de festa a fantasia, arranjos com bexigas, e muito mais.
Até a próxima!
Comentários
Postar um comentário