Gato Muito Agitado: Dicas de Brinquedos para Acalmar sua Ferinha

 

Gato com Brinquedo


Apesar de bem tranquilos em sua maioria na sua fase adulta, alguns gatos podem apresentar comportamentos como agitação intensa - principalmente durante a noite - e em alguns casos certa agressividade. Isso varia muito de animal para animal e deve ser levado em conta diversos fatores, como por exemplo:


- Idade:
Gatos filhotes costumam ser extremamente enérgicos por estarem em uma fase de descobertas, por isso é natural que possuam um comportamento mais agitado e brinquem de modo um pouco mais bruto com humanos e até mesmo entre eles mesmos, dando mordiscadas e leves arranhões que não causam ferimentos.


- Personalidade:
Assim como os humanos, cada gato possui sua própria personalidade e um é totalmente diferente do outro. Caso você tenha mais de um gato, observe com atenção: enquanto um pode apresentar um comportamento mais reservado e "na dele", o outro pode estar correndo e subindo em móveis. Conhecendo a fundo o seu gato, caso ele tenha momentos de agitação intensa, você saberá se ele está com algum problema ou se somente faz parte de seu temperamento.


- Instinto natural:
Felinos são naturalmente predadores, e mesmo convivendo com humanos há milhares de anos, ainda possuem alguns comportamentos de seus antepassados, como por exemplo os hábitos noturnos e instinto caçador. Perceba que quando seu gato vê uma potencial presa, eles emitem um som único e tentam de todas as formas agarrar seu alvo. 


- Estresse:
Atente-se sempre ao modo de como seu gato está sendo criado na sua casa, pois muitas vezes essa agitação pode ser sinal de algum problema de saúde, estresse ou até mesmo falta de atenção, principalmente se for um gato adulto. Se o gato exagerar na brincadeira e acabar sendo muito bruto com humanos ou outros animais a ponto de machucar, destruir móveis e objetos e começar a ter mais sintomas anormais, como parar de beber água ou se coçar até se ferir, visite um veterinário rapidamente para descobrir a causa e iniciar algum tratamento se necessário, sempre pensando no bem estar do seu gato.


Gato Estressado se Acalma com Brinquedo

Atente-se caso seu gato esteja estressado. (Foto: Plumas e Penas)



Agora que você já sabe as causas que podem levar o gato a um comportamento hiperativo, você pode estar se perguntando: como eu posso acalmá-lo? Com a ajuda de brinquedos para gatos, essa tarefa se torna mais fácil do que você imagina, pois além de entreter o seu gato faz com que ele gaste energia e não tenha momentos tanta agitação, que o fazem correr pela casa toda e escalar móveis.


Aqui, listamos os melhores brinquedos para gato que podem lhe ajudar nesta tarefa:


- Bolinhas:
Um dos brinquedos mais populares, as bolinhas são extremamente procuradas pelos tutores de bichanos. Existem bolinhas de vários tipos, como por exemplo as bolinhas com penas, guizos e até mesmo a com famosa erva de gato. As bolinhas estimulam o instinto de caça dos gatos - que é ideal para o seu desenvolvimento -, além de promover um ótimo exercício para eles.


- Varinhas:
Quando falamos em brinquedos de gato, as varinhas são a primeira opção que nos vem à mente. Ideais para a interação do tutor com seu gatinho, são feitas de vários tipos e materiais, que podem ir de varinhas de fibra com bolinhas e penas nas pontas a pêndulos com ratinhos de brinquedo. São uma das melhores opções de brinquedos interativos para gatos, estimulando o reflexo e a velocidade do seu gatinho, mantendo-o livre de qualquer tipo de estresse.


Gato Calmo com Brinquedo

Ofereça sempre brinquedos para ajudar seu gato a gastar energia. (Foto: Plumas e Penas)


- Brinquedos com Penas:
Gatos são fascinados por penas, sendo que uma simples pena pode se transformar em uma ótima distração para eles. As penas podem ser incluídas em brinquedos como varinhas, bolinhas, petecas ou até mesmo em simples objetos como rolhas e cadarços. Extremamente maleáveis, as penas estimulam a curiosidade e dos gatos, forçando-os a se movimentar e gastar energia, evitando problemas de saúde como a obesidade.


- Brinquedos com Molas:
As molas causam uma impressão de "vida própria" nos brinquedos, deixando os gatos extremamente entretidos e fazendo com que batam a pata e interajam com o brinquedo, como se fossem realmente uma presa. Existem brinquedos com molas de vários tipos e tamanhos e com diversas decorações.


Melhor Hora para Brincar com Seu Gato

Não existe uma hora certa para brincar com seu gato, mas para aqueles que costumam ficar mais agitados à noite e acabam por atrapalhar seu sono, procure sempre brincar próximo a hora de dormir, pois isso irá fazer com que o gato gaste energia e durma por mais tempo durante a noite, permitindo que você possa descansar mais tempo também.



Esperamos que essas dicas tenham lhe ajudado, e até a próxima!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tingimento de Plumas e Penas

Decoração de Festas!