A História das Plumas - Curiosidades e Usos

 

Decoração com plumas de avestruz



Atualmente, a pluma de avestruz é internacionalmente reconhecida pela sua beleza, elegância suavidade e durabilidade, além de ser a principal estrela nos desfiles de Carnaval, compondo fantasias, costeiros, chapéus e adereços com suavidade e exuberância.


Porém, seu uso e popularidade já vêm de muito tempo. 


O primeiro registro do uso das plumas constam no antigo Egito, onde eram utilizadas nos capacetes dos comandantes como demonstração de liderança perante suas tropas, além de servir como ornamento real para suas esposas. Já entre os generais romanos, era reconhecida como símbolo de justiça. Seu uso foi bastante intenso entre no fim do século XIX.


Capacete com plumas

Modelo de Capacete Utilizado Pelos Generais Romanos (Foto: Pinterest)


Logo no início do século XX, a popularização da pluma como acessório de moda resultou em um "boom" no mercado de plumas de avestruz pois era representação de riqueza e elegância, sendo ainda mais intensificado por conta da utilização das plumas por Maria Antonieta, rainha da França. Este fato impulsionou um mercado extremamente rentável, onde o quilo da pluma chegou a atingir um valor similar ao de diamantes.


Com a chegada dos primeiros automóveis, o uso das plumas na confecção de roupas e chapéus foi reduzido drasticamente, chegando ao seu fim em 1914 com o início da I Guerra Mundial, que colocou fim ao período que foi denominado como "mercado bolha".


Porém, a pluma não desapareceria totalmente do mercado, já que no início do século também havia sido criado o espanador de pluma de avestruz. 


A invenção de um espanador base tinha sido patenteada em 1876, mas somente em 1903 o espanador que conhecemos hoje foi finalmente inventado para servir de instrumento de limpeza de máquinas em fábricas da África do Sul.


Espanador de pó de plumas de avestruz
Espanador de Plumas de Avestruz (Foto: Plumas e Penas)



De alguns anos para cá, as plumas de avestruz vem sido cada vez mais utilizadas por profissionais das áreas de decoração, como por exemplo em festas de aniversário, casamento, arranjos para enfeite, buquês de noiva e, novamente, em confecção de roupas e acessórios, além das fantasias de carnaval.


São classificadas como plumas dos tipos Chorona, Pluma Extra, Espigão e Aparada, e cada qual possui a sua função específica. Não há limite para criar com plumas!


Arranjo com plumas

Arranjo com Plumas. (Foto: Reprodução)



Decoração de festa com plumas

Decoração com Plumas. (Foto: Reprodução)



Decoração de mesa com plumas

Decoração de Mesa com Plumas. (Foto: Reprodução)



Decoração festa de debutante

Decoração de Festa com Plumas. (Foto: Reprodução)



Espero que tenham gostado de saber as curiosidades, e até a próxima!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tingimento de Plumas e Penas

Decoração de Festas!