Plumas mercado emergente

A carne de avestruz aos poucos vem ocupando seu espaço na preferência do brasileiro. Entretanto, as plumas do animal já se fazem presentes em uma das festas mais tradicionais do país: o carnaval. Atualmente o Brasil é o maior consumidor de plumas de avestruz, e para atender a demanda, são necessárias entre 10 e 15 toneladas por ano.
As plumas destinadas para os adornos precisam ter características especiais, como tamanho, largura, maciez. Já as plumas menores, de coloração escura são utilizadas para confecção de espanadores de limpeza doméstica ou industrial. Para determinar a qualidade do produto, um dos fatores primordiais, além da genética da ave, é a qualidade da dieta aplicada.
Segundo dados da Cooperativa dos Estrutiocultores do Paraná (Estrutiopar), somente na Região Metropolitana de Curitiba são criados mais de mil animais. Para o carnaval de 2009 a cooperativa já destinou cerca de 100 quilos das penas das aves para o comércio de fantasias e adereços, já para o setor de espanadores a cooperativa fornece aproximadamente 600 quilos por ano. A procura pelas plumas é constante, pois o país possui várias festas folclóricas que utilizam adereços e fazem movimentar esse mercado, afirma Maísa Córdova, cooperada da Estrutiopar.
Segundo Maísa, o Brasil possui o segundo maior plantel de avestruz do mundo, porém não consegue atender a toda demanda das festas folclóricas. Ela informa que além da produção interna, mais de 40 toneladas de plumas são importadas anualmente, sendo 22 toneladas utilizadas pelas escolas de samba e o restante para as indústrias de espanadores.
Comentários
Postar um comentário